CDU diz que o maior problema social de Guimarães é a habitação
A CDU aponta para a habitação como sendo o maior problema social de Guimarães. "Em especial, a falta de habitação social e para os jovens", indica o partido.
"Deixando a solução exclusivamente ao sabor da lei da procura e da oferta, o mercado, ano após ano quem procura casa para arrendar rapidamente desiste seja pela falta de habitação para arrendamento, seja porque a pouca que existe tem rendas impossíveis. A Câmara assiste a este jogo lavando as mãos, o que em termos práticos é fazer o jogo dos especuladores imobiliários", refere, através de um comunicado enviado às redações, o partido.
Na mesma nota informativa, a CDU lembra a iniciativa governamental em curso que, "por fraca que seja, deve ser agarrada pela Câmara para construir habitação acessível à juventude e a cidadãos de rendimentos abaixo da média". A coligação formada pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista "Os Verdes" menciona ainda "a questão dos bairros sociais": "Muitos blocos carecem de obras de fundo porque evidenciam problemas de construção, de nascença. Neste caso em concreto a Câmara deve exigir que o actual IHRU elabore um programa de obras nas estruturas danificadas, e deve colocar-se ao lado dos moradores na sua luta contra despejos selvagens, contra aumentos das rendas sem obras.