Castro Sabroso: Segunda muralha terá estrutura de proteção
Os trabalhos de intervenção e reabilitação do Castro de Sabroso continuam e, segundo a Sociedade Martins Sarmento, “foram sendo registados alguns pormenores que não estavam totalmente visíveis, devido à progressão da vegetação, sobretudo infestante, nas últimas décadas”.
Nesse sentido, para além dos trabalhos que estavam já estipulados, serão realizados também “trabalhos de conservação e restauro nas duas linhas de muralha do antigo castro”, dá conta a instituição cultural vimaranense responsável por este espaço.
“Será também construída uma estrutura de proteção da segunda muralha, num local onde se fará a passagem dos visitantes do interior para o exterior do monumento, o que irá permitir uma melhor conservação e visualização da muralha e respetivo fosso. Decorre também a colocação da sinalética de visita”, é descrito.
Recorde-se que o Castro Sabroso, Monumento Nacional, está a ser alvo de uma intervenção que permitirá a visita a este espaço arqueológico localizado na freguesia de Sande São Lourenço.
A intervenção é financiada pelo Município de Guimarães, com o apoio da União Europeia, através do FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020. Os trabalhos estão a ser realizados pela Era, Arqueologia S. A., com o acompanhamento da Sociedade Martins Sarmento.