skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Casa da Memória recebe oficina artística sobre pássaros

Redação
Cultura \ terça-feira, abril 29, 2025
© Direitos reservados
Os pássaros de Guimarães ocupam lugar central nesse equipamento cultural a 10 de maio, em mais uma edição de Dias no Pátio, onde também caberá a iniciativa Receitas de Família.

Em 10 de maio, a Casa da Memória de Guimarães promove mais um dia de partilha gastronómica e cultural, numa nova edição dos "Dias no Pátio” que estender-se-á das 10h30 às 17h00, sob o tema “Em maio canta o gaio: os pássaros de Guimarães”.

A oficina de criação artística sobre pássaros, orientada por Ana Leandro, destinada aos mais novos e às suas famílias, abre o dia. Sob o tema da avifauna local e a beleza diversa de que os pássaros são detentores, a proposta será explorar as formas e as cores dessas criaturas mágicas que nos fazem querer voar. Prolongando-se até 12h30, esta oficina é dirigida a maiores de 6 anos de idade e o custo de participação é de 3 euros por pessoa.

Na hora de almoço, a partir das 12h00, ficaremos entregues às Receitas de Família, uma atividade em que seremos convidados a juntarmo-nos na cozinha da Casa da Memória para conhecer as histórias em torno das receitas de família que iremos degustar. Em Guimarães habituamo-nos a ouvir falar de arroz pica no chão, rojões à minhota ou do delicioso toucinho do céu, entre outras iguarias que são muito mais do que sabores, são veículos de memórias, de vivências e de laços que perduram por gerações. Mas em Guimarães também há receitas de todo o mundo. Juntemo-nos assim à mesa para fazermos o que verdadeiramente liga as pessoas e as comunidades: comer, beber e contar histórias. Já será a décima segunda edição de Receitas de Família realizada nesta Casa, na companhia de cozinheiras e cozinheiros convidados de diferentes países, sendo esta atividade reservada a maiores de 3 anos de idade e com um custo de participação de 10 euros por adulto e 7,5 euros para crianças até aos 7 anos.

É costume antigo dizer-se que “em maio canta o gaio”, aludindo-se ao bulício dos pássaros anunciando o clima mais quente. E dentro deste mote, às 16h00 os participantes deste programa serão convidados a descobrir a rica diversidade de aves que habitam o pátio da Casa da Memória, bem como nas praças e jardins do bairro circundante. Contando com a partilha de conhecimento da avifauna local de alguns membros da Sociedade Ornitológica de Guimarães, vamos saber mais sobre a vida das aves que mais se encontram em Guimarães. A participação neste momento é gratuita e aberta a todas as idades.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #95