
Vitória com quatro títulos e duas pratas no nacional e no Open de Portugal
À semelhança de 2022, em Coimbra, o Vitória SC regressou a casa do mais recente campeonato nacional absoluto de natação e do Open de Portugal com títulos na bagagem. No Funchal, João Costa deu sequência à prestação do ano passado, coroada com o recorde nacional dos 100 metros costas, com vitórias nessa categoria e também na mais rápida, os 50 metros costas.
Também Alexandre Amorim se sagrou campeão nacional, nos 50 metros bruços, quer no nacional absoluto, quer no Open de Portugal. Nessa última competição, o Vitória também foi primeiro nos 4x100 metros estilos, com João Costa, em costas, Alexandre Amorim, em bruços, Tomás Lopes, em mariposa, e Andrii Govorov, em livres.
O nadador ucraniano, recordista mundial dos 50 metros mariposa, foi segundo classificado nessa categoria, com 23,40 segundos, quase um segundo acima da sua marca de referência (22,48 segundos), e também nos 50 metros livres. A marca de 21,98 segundos, 11 centésimos acima do vencedor Diogo Ribeiro, assegura-lhe os mínimos para o mundial de Fukuoka (Japão), agendado para o verão.