skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 maio 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Campainhas romanas de Urgezes são peças do mês na SMS

Redação
Cultura \ segunda-feira, maio 12, 2025
© Direitos reservados
Campainhas romanas de Urgezes, do século II d.C, são as peças escolhidas no âmbito “Um Mês, Uma Peça” da Sociedade Martins Sarmento, de 1 a 31 de maio.

No âmbito da iniciativa "Um mês, uma peça", a Sociedade Martins Sarmento, destaca no mês de maio, as campainhas ou tintinnabula romanas de Urgezes, feitas de bronze, do século II d.C. De dimensões idênticas, uma das campainhas encontra-se completa, mas a outra já não possui o pedúnculo de suspensão. Os artefactos encontram-se no museu arqueológico da instituição vimaranense.

As campainhas romanas de Urgezes

Um dos achados romanos mais peculiares de Portugal foi a recolha de um par de campainhas de bronze, também conhecidas como tintinnabula, e duas ânforas romanas, na freguesia de Urgezes, em Guimarães, ao arrancar uma árvore, num episódio ocorrido por volta de 1921. Tratam-se de duas campainhas de bronze e duas ânforas romanas, que foram posteriormente doadas ao Museu Martins Sarmento pelo Dr. Joaquim José de Meira.

O achado, embora com contexto arqueológico incerto, destaca-se pelo excelente estado de conservação das peças, especialmente das campainhas, que são consideradas exemplares raros da Antiguidade. Embora sejam classificadas como instrumentos musicais, os especialistas admitem que poderiam ter funções variadas, desde rituais religiosos, uso funerário e cerimónias públicas, até proteção espiritual ou sinalização de animais.

As peças foram encontradas na zona da Vaca Negra, perto da antiga Igreja Matriz de Urgezes, local onde também foram recolhidos outros vestígios romanos como fragmentos de telhas. Este achado reforça a tendência de surgimento de vestígios romanos nas imediações das igrejas paroquiais do concelho de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #96