Câmara homenageou vitorianos Zeega e Verdi, campeões mundiais sub-17
Os atletas vitorianos Martim Guedes "Zeega" e Santiago Verdi, recém-consagrados campeões do mundo sub-17, no Qatar, ao serviço de Portugal, foram homenageados pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, numa cerimónia realizada ao final da tarde desta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Agraciados com um gesto simbólico por parte de Ricardo Araújo – a oferta aos atletas da obra "Desporto em Guimarães – Dos primórdios à atualidade" e uma estátua personalizada de D. Afonso Henriques –, os jogadores confessaram a ambição de subirem um dia ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques pela equipa principal do Vitória.
“Um agradecimento especial à Câmara de Guimarães por nos ter homenageado, à minha família, que nunca me falha, e um agradecimento muito grande ao Vitória pelo acompanhamento que me tem feito ao longo da minha vida. Vamos trabalhar para muitas mais conquistas e ambos ambicionamos jogar, um dia, no D. Afonso Henriques. Estou muito feliz e orgulhoso por representar este clube e esta cidade”, realçou Santiago Verdi, médio utilizado em sete encontros do mundial.
Também utilizado em sete partidas, com dois golos e uma assistência, Martim Guedes, conhecido no seio do futebol como Zeega, prometeu continuar a trabalhar para ser mais vezes homenageado. "Quero agradecer à Câmara de Guimarães por esta homenagem e a todos que estão aqui presentes. Agradeço a todos os que trabalham comigo e me dão conselhos. Isto é só o começo, vamos continuar a trabalhar para, no futuro, se possível, sermos mais vezes homenageados”, disse.
Já o presidente da Câmara Municipal de Guimarães enalteceu “a determinação, a coragem e a fibra dos que ousam conquistar o impossível", enquadrando esses atributos no “verdadeiro espírito de Guimarães e do Vitória. Para Ricardo Araújo, o “extraordinário desempenho” no Qatar resulta de "anos de trabalho, disciplina, sacrifício e maturidade" e também do papel determinante das famílias, dos colegas de equipa, do Vitória Sport Clube, dos treinadores e dos professores, numa alusão ao “desempenho académico exemplar dos dois atletas”. “Nenhuma grande conquista se alcança sozinha", vincou.