
Câmara e Governo firmam protocolos para reabilitar dois monumentos
As reabilitações do Padrão D. João I, monumento nacional cuja cruz foi destruída na madrugada de 31 de julho de 2024, e da Igreja de Santa Marinha da Costa, templo com feições barrocas a sofrer de problemas infraestruturais que colocam em causa a sua segurança e preservação, vão ser inscritas em protocolos entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Governo ainda em funções.
Na sexta-feira, a partir das 09h30, o executivo municipal recebe, no edifício dos paços do concelho, o ministro de Estado e da Defesa, Nuno Melo, e a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, para a assinatura dos protocolos de reabilitação do padrão do século XVI e do templo católico com origens que remontam ao século XI.
Depois da cerimónia, estão agendadas visitas à Igreja de Santa Marinha da Costa, às 10h30, e ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães, às 11h30. Guimarães tem reivindicado, nos últimos anos, maior financiamento estatal ao equipamento herdado da Capital Europeia da Cultura, à semelhança do que acontece com o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e com a Casa da Música, no Porto.