Câmara adjudica via de acesso à Cidade Desportiva por 1,85 milhões de euros
Precisamente meio ano depois do lançamento do concurso, a Câmara Municipal de Guimarães vota a adjudicação da via de ligação entre a rua do Reboto, em São Martinho de Candoso, e a Cidade Desportiva, com a pista de atletismo e as piscinas municipais em São Tiago de Candoso, pela orla sudoeste da Veiga de Creixomil.
Incluída na agenda da reunião do executivo municipal de quinta-feira, a proposta contempla a atribuição da obra à empresa vimaranense M. Couto Alves por 1,85 milhões de euros mais IVA (de 6%, no caso), um valor abaixo do preço-base fixado para o concurso: 2,2 milhões mais IVA.
A autarquia prevê distribuir o investimento por 2024 e 2025, em partes praticamente iguais: 931 mil euros neste ano e 916 mil euros no próximo.
Várias vezes discutido nos órgãos de poder local nos últimos três anos, o troço em causa constitui uma alternativa ao atual itinerário mais curto para quem se desloca à Cidade Desportiva a partir da A7 e a partir da rotunda de Mouril, em Silvares, proveniente de vários núcleos populacionais do concelho de Guimarães – Pevidém, Ronfe ou Brito, por exemplo. Neste momento, quem se desloca entre o Reboto e a Cidade Desportiva atravessa as ruas da Vista Alegre e das Casas Novas, marcadas pelo constrangimento à circulação automóvel nos dois sentidos.