skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Botelho da Costa: “Boa resposta, com mentalidade competitiva muito forte”

Redação
Desporto \ domingo, fevereiro 15, 2026
© Direitos reservados
Apesar da incerteza que envolve o Rio Ave, após as perdas de André Luiz e Clayton, o treinador do Moreirense espera mais um jogo difícil, apesar de confiar numa boa performance da sua equipa.

À espera de mais “um jogo difícil” na deslocação a Vila do Conde, que encerra a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Vasco Botelho da Costa também crê que o Moreirense vai dar uma resposta positiva, até para contrariar a recente inconsistência de resultados – três derrotas em quatro jogos na segunda volta, após dois triunfos a encerrar a primeira -, desde que os seus jogadores apresentem uma “mentalidade competitiva muito forte”.

“Queremos ser iguais a nós próprios, dar uma boa resposta, com uma mentalidade competitiva muito forre. As condições climatéricas podem influenciar com o decorrer do jogo, queremos entrar muito fortes para poder ter sucesso”, realçou, na conferência de imprensa de antevisão à partida agendada para as 20h15.

O Rio Ave perdeu Clayton e André Luiz, os seus melhores marcadores, no mercado de janeiro e atravessa um ciclo de quatro derrotas, o que acarreta alguma incerteza sobre o que pode fazer. “Em termos de qualidade individual, perderam muitos jogadores, mas também acrescentaram qualidade. O Rio Ave sempre teve um conjunto de individualidades muito forte. Não é uma equipa que mude muito em termos táticos”, observou.

Apesar dos erros recentes que têm resultado em golos sofridos e das alterações operadas no último mercado de transferências, que eventualmente retiram “alguma força momentânea” à equipa de Moreira de Cónegos, antes de sedimentar as dinâmicas e “dar dois passos em frente”, o timoneiro defendeu que o seu plantel está no bom caminho. “Estamos no bom caminho, é importante o mercado ter fechado, estabilizar o plantel. A resposta tem sido boa para conseguirmos voltar às vitórias”, assinalou.

Vasco Botelho da Costa comentou ainda o rendimento de Diogo Travassos, jogador eleito melhor jovem do mês na Liga pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, que tanto atua a extremo como a lateral e que se adapta facilmente ao que é pedido, porque é “bom jogador”.

“Conheço o Diogo desde miúdo, lembro-me de ele ser ponta-de-lança nas equipas de futebol de 7 do Sporting. Ainda antes de ser lateral, ele foi extremo. Toda esta versatilidade faz com que esteja preparado para dar respostas ao que lhe é pedido. Em primeiro lugar, isso é mérito dele. Depois, procuramos perceber o que podemos tirar dele, tem atacado como extremo, mas tem defendido como lateral dentro da nossa forma de defender. Este prémio é merecido. Se o coletivo não fosse forte, a individualidade não surgiria. Ficamos satisfeitos com os prémios do Diogo Travassos e do Maracás [defesa do mês para a Liga Portugal]”, descreveu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo