skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Batalha de São Mamede: celebrações dos 900 anos começam já em 2025

Bruno José Ferreira
Cultura \ terça-feira, novembro 12, 2024
© Direitos reservados
Publicação "com o alto patrocínio da Presidência da República" e estátua de Vímara Peres serão uma realidade já no próximo ano. "Celebração de Portugal, a partir de Guimarães", de 2025 até 2032.

As comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, que se assinala a 24 de junho de 2028, começarão já no próximo ano, segundo deu conta o vereador da cultura, Paulo Lopes Silva, à margem da reunião de câmara desta segunda-feira.

No início de dezembro terá lugar um evento no qual será apresentada a programação, sendo que a fundação de Portugal será celebrada “desde 2025 até 2032”, indicou o vereador, sustentando que esse será o melhor momento para se ficarem a conhecer mais pormenores.

“Temos feito um trabalho incessante desde o início deste mandato com a Comissão Artística e com a Comissão Científica, e em breve vamos apresentar a terceira comissão, a Comissão de Honra”, anunciou Paulo Lopes Silva. Um dos elementos dessa Comissão de Honra será a atual ministra da cultura, Dalila Rodrigues, em nome do Ministério da Cultura.

No início do próximo ano o município conta lançar “uma primeira publicação, de várias, alusiva à Batalha de São Mamede, aos seus 900 anos, com o alto patrocínio da Presidência da República”, referiu, assinalando precisamente que estas celebrações, em que se pretende “celebrar a fundação de Portugal a partir de Guimarães, têm esse cunho por parte da presidência da República.

Também no decorrer do próximo ano está prevista a primeira instalação de arte pública, nomeadamente uma estátua de Vímara Peres, cujo desafio foi lançado a quatro artistas. Esta primeira obra será instalada em Urgezes, num dos arruamentos que vai nascer no Monte Cavalinho, precisamente na rua com o mesmo nome.

A segunda instalação artística terá como mote retratar precisamente a Batalha de São Mamede, sendo que no decorrer do próximo ano o município espera poder lançar o concurso.

Paulo Lopes Silva reuniu recentemente com a ministra da cultura, Dadila Rodrigues, apresentando a programação prevista para os 900 anos do nascimento de Portugal. “Dessa reunião não deixamos de trazer alguma preocupação pelo facto de existir outras iniciativas previstas pelo país. Batalha de São Mamede foi só uma, não alternativa a que seja celebrada e assinalada em Guimarães”, sustentou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83