Basílica de São Pedro abre portas à celebração, de quinta a domingo
Entre esta quinta-feira (27 de junho) e domingo (30) a Basílica de São Pedro, em pleno Largo do Toural, voltará a ser palco para as habituais celebrações de São Pedro promovidas pela Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro.
Entre celebrações litúrgicas, workshops, momentos musicais e outras iniciativas, são diversos os momentos programados. “Procuramos assinalar o São Pedro com um programa de atividades diversificado e aberto a toda a comunidade, num espírito de Igreja e basílica aberta, acolhedora e inclusiva, sinodal e samaritana,”, explica o Padre José́ Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro.
Os órgãos sociais da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro têm em curso diversos projetos, apontando como prioridade a reabilitação da torre e a iluminação exterior da Basílica de São Pedro, a substituição do sistema elétrico, a melhoraria do sistema sonoro, a preservação de madeiras, a resolução de problemas de humidade e o restauro dos altares, entre outros.
“A intervenção principal está dependente da remoção da máquina antiga do relógio da torre que é propriedade da Câmara Municipal de Guimarães. Após sucessivas promessas, a autarquia comprometeu-se, no dia 29 de junho de 2023, solucionar o assunto até ao final de dezembro de 2023. Como tal não aconteceu, vamos estudar alternativas, pois não podemos estar eternamente à espera nem hipotecar todos os projetos por causa de uma promessa não cumprida”, afirma o Padre José́ Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro, salientando que “a Igreja edifício e a Igreja povo fazem parte da cultura da Cidade. Guimarães precisa da Basílica de São Pedro e a Basílica precisa de Guimarães, não podendo viver de costas voltadas”,
O Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro recorda que são também necessárias “uma intervenção nos telhados, sobretudo da nave central, e a iluminação exterior da Basílica de São Pedro que, como se sabe, está integrada numa das principais praças de Guimarães, mas não tem uma iluminação compatível com a importância da Basílica e do espaço envolvente, classificado como Património Mundial pela Unesco”.
Fundada em 1616, a Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro tem sede na Basílica de São Pedro, largo do Toural, Guimarães, a primeira Igreja da Arquidiocese de Braga a receber a distinção de Basílica, um estatuto conferido por Bento XIV em 1751.