skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
03 fevereiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Balcão de Apoio à Criação quer impulsionar artistas da região

Redação
Cultura \ segunda-feira, fevereiro 03, 2025
© Direitos reservados
Nova iniciativa pretende garantir recursos, formação e consultoria personalizada e artistas e agentes culturais, sendo ponto de partida para aplicar Plano Estratégico Municipal da Cultura de 2032.

Guimarães lançou oficialmente o Balcão de Apoio à Criação (BAC) com o intuito de dotar os artistas e agentes culturais de Guimarães e região envolvente com ferramentas para concretizarem os seus projetos. A apresentação deste projeto teve lugar no sábado, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), e contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, e de agentes culturais da região.

"O Balcão de Apoio à Criação é, acima de tudo, um mecanismo de interação com o município a que queremos dar rosto", assumindo um papel estratégico na transparência dos apoios disponíveis, sublinhou Paulo Lopes Silva. Mais do que uma plataforma digital, pretende ser um ponto de encontro real, onde os agentes culturais obtenham respostas diretas sobre financiamento e recursos, uma vez que "o financiamento municipal deve ser mais uma alavanca de outras que podemos encontrar aqui também".

Com esta iniciativa, Guimarães quer "colocar o setor cultural vimaranense num outro patamar" e competir a nível nacional e internacional. "Queremos que este Balcão continue a crescer em conjunto convosco, com as vossas propostas e sugestões, para que coletivamente possamos dar este passo em frente e concretizar um espaço físico", concluiu Paulo Lopes Silva.

O BAC é uma iniciativa do Município de Guimarães para apoiar criadores culturais locais, incluindo artistas e associações. Oferece consultoria jurídica e fiscal, ajuda em candidaturas a financiamentos, formação em gestão de projetos e marketing digital, além de orientação sobre licenciamento e logística de eventos. Promove capacitação contínua através de formações e encontros com profissionais do setor, incentivando o networking e mapeia recursos culturais, fomentando parcerias com outras instituições/organizações do concelho. Nesta primeira fase, funcionará digitalmente na plataforma “Em Guimarães”, reafirmando o compromisso do município com a cultura como motor de desenvolvimento.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86