Vitória encaixa cerca de 2,15 milhões de euros em janeiro
Virada a página de janeiro para fevereiro, o Vitória SC arrecadou cerca de 2,15 milhões de euros no mercado de transferências de inverno, valor que equivale ao saldo entre receitas e despesas.
Ao divulgar todas as movimentações de janeiro, referentes à equipa principal e à equipa B, o clube preto e branco revelou que a transferência de Dani Silva para os italianos do Hellas Verona ficou aquém dos veiculados dois milhões de euros; a administração da SAD vendeu a totalidade do passe do médio de 23 anos por 1,5 milhões de euros, com a possibilidade de encaixar um acréscimo de 200 mil euros – associado a variáveis – e com a reserva de 10% de uma futura venda.
Já a venda de Alisson Safira ao Santa Clara, primeiro classificado do segundo escalão nacional, rendeu 500 mil euros, com o Vitória a reservar 10% de uma futura venda do ponta de lança brasileiro de 28 anos. O empréstimo de Nélson da Luz ao Qingdao West Coast, válido até dezembro de 2024, com opção de compra para o emblema chinês, teve uma receita associada; em entrevista à Rádio Santiago, o presidente vitoriano, António Miguel Cardoso, estimou-o em cerca de 150 mil euros.
De resto, o Vitória detém 50% do lateral esquerdo Hélder Sá, transferido no mês passado para o Rio Ave, e 15% de uma futura venda do guarda-redes Celton Biai, agora nos neerlandeses do Dordrecht.
As quatro novidades no plantel principal deram-se sem o Vitória despender qualquer valor: o ponta de lança Nelson Oliveira chegou a custo zero, após rescindir com os turcos do Konyaspor, o extremo Kaio César está emprestado pelo Coritiba até ao final da época, estando prevista uma opção de compra de 1,8 milhões de euros por 70% do passe, e Alberto Costa, lateral direito, e Gonçalo Nogueira, médio, foram recrutados à equipa B.