skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 julho 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Assembleia Municipal reúne a 30 de julho com 47 pontos em agenda

Sofia Rodrigues
Política \ quinta-feira, julho 24, 2025
© Direitos reservados
A Assembleia Municipal de Guimarães vai reunir-se no dia 30 de julho, às 21h00, no Auditório da Universidade do Minho, com uma ordem de trabalhos composta por 47 pontos.

Os deputados da Assembleia Municipal de Guimarães reúnem-se na próxima quarta-feira, 30 de julho, às 21h00, no Auditório da Universidade do Minho, para uma Sessão Extraordinária que poderá prolongar-se por mais quatro dias úteis. A sessão contará com uma agenda de 47 pontos, abrangendo temas que vão desde questões administrativas e financeiras a investimentos em saúde, cultura, desporto e apoio às freguesias.

Entre os temas centrais destaca-se a certificação legal das contas consolidadas relativas ao exercício de 2024, incluindo o relatório do auditor externo, bem como a aprovação e retificação de várias atas de sessões anteriores. No campo financeiro, será debatida a alteração ao contrato de um empréstimo de longo prazo de 20 milhões de euros, além da celebração de um novo contrato no valor de 14 milhões de euros, destinados a apoiar investimentos estruturais no território.

Na área das obras públicas, destacam-se projetos de grande impacto como a requalificação de várias Unidades de Saúde Familiar (Serzedelo, Ronfe, Pevidém e Urgezes), a requalificação da Fábrica do Arquinho para acolher a nova Escola de Engenharia Aeroespacial, e a celebração de um acordo-quadro para obras de manutenção na via pública em 2025.

No setor da cultura, serão votados os subsídios atribuídos no âmbito do programa Impacta para o segundo semestre de 2025, bem como apoios financeiros às festas de interesse concelhio. Já na área do desporto, será apreciado o reconhecimento de interesse público para a regularização da instalação desportiva do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural “Os Sandinenses”.

A sessão também dará particular atenção às freguesias, com 22 pontos relacionados com cedência de apoios, delegações de competências e investimentos em infraestruturas locais, como escolas, parques infantis e acessos rodoviários. Entre eles, destaca-se o apoio para a remodelação do telhado da Escola EB1 de Leitões, a requalificação da Rua Conde Paçô Vieira em Mesão Frio, e a instalação de parques infantis em várias freguesias, como Gandarela, Selho S. Cristóvão, Costa e Caldelas.

 

@Imagem: CMG

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124