skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 fevereiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Assembleia do Bairro C aprova propostas para a transição sustentável

Redação
Ambiente \ segunda-feira, fevereiro 10, 2025
© Direitos reservados
Os participantes na sessão decorrida na Fraterna, no sábado, elegeram quatro das 11 propostas votadas, ligadas à energia e à economia circular, representando um investimento total de 206 mil euros.

A Assembleia de Cidadãos do Bairro C: Compromisso Carbono Zero concluiu o processo de seleção das propostas mais relevantes para a descarbonização daquele bairro do centro de Guimarães. Na última sessão, realizada no passado sábado, no auditório da Fraterna, os participantes elegeram quatro das 11 propostas a votação. 

Os projetos selecionados estão divididos em duas áreas principais: energia e economia circular, representando um investimento total de 206 mil euros. Na área da energia, serão investidos 150 mil euros em duas iniciativas estratégicas.

A primeira consiste na criação do Balcão da Sustentabilidade, um espaço dedicado ao apoio e aconselhamento dos cidadãos em temas como eficiência energética e economia circular. A segunda iniciativa prevê a instalação de uma central fotovoltaica em autoconsumo, localizada em edifícios municipais, cujo excedente energético será destinado a habitação social, promovendo assim um modelo mais sustentável de produção e consumo de energia. 

No setor da economia circular, foram alocados 56 mil euros para a implementação de duas medidas inovadoras. Uma delas é o espaço "Aprendo e RRRCiclo", onde serão realizados workshops de reparação têxtil, eletrodomésticos, eletrónica e upcycling, incentivando a reutilização e a redução de resíduos. Além disso, serão instalados 10 contentores inteligentes, equipados com um sistema de recompensas que motiva a adoção de melhores práticas de reciclagem. 

A Assembleia de Cidadãos do Bairro C: Compromisso Carbono Zero, iniciada em julho do ano passado, promoveu três sessões, onde os cidadãos debateram e idealizaram soluções para áreas como energia, mobilidade, resíduos, economia circular, áreas verdes e biodiversidade.

"O projeto permitiu à população desempenhar um papel central na definição das estratégias ambientais do concelho", realça a Câmara Municipal de Guimarães em comunicado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #89