skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Aqui cabem 9 Séculos de cultura com o respaldo do património

Bruno José Ferreira
Cultura \ segunda-feira, maio 22, 2023
© Direitos reservados
Os resquícios que sobram da muralha que outrora circundava Guimarães servem de fachada para entrelaçar com arte, cultura, literatura, história e artesanato.

Junto à Porta da Vila, na confluência do Toural para o Largo da Misericórdia, há um espaço em que cabe tudo isto. As portas abriram-se oficialmente em 2014, mas a “9 Séculos surgiu muito antes”, dá nota a proprietária, Sofia Alves Pinto.

“Diria que foi nos 10 anos anteriores que foi solidificando em nós a ideia de fazer algo diferente na apresentação das artes e do que de melhor se faz em Portugal. Sempre que estávamos em férias ou conhecíamos algum artista, numa feira, num evento, numa exposição, pedíamos o contacto para uma eventual parceria”, explica, reconhecendo que o conceito estava a ser idealizado, mas a forma estava longe de ser uma certeza.

De lá para cá a 9 Séculos tem vindo a, tal como se pode ler na entrada, “apresentar o que Portugal tem de melhor”. O nome deriva dos 900 anos da história de Portugal, e Sofia Alves Pinto acredita que “o nosso nicho, o nosso forte é o de encontrar as peças mais especiais dos grandes nomes da pintura e arte portuguesa (José de Guimarães, João Cutileiro, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Júlio Resende, etc.)”. Além disso, no vasto leque de artigos que predem a atenção, surgem frutos das “parcerias com artistas e artesãos que temos gosto em dar a conhecer”.

Questionada por clientes sobre eventuais filiais do projeto noutras cidades, a proprietária vê espaço para acolher peças de arte assim noutros lugares de Portugal, mas conclui que “não se pode ter a 9 Séculos em mais lado nenhum” que não Guimarães: “A história do nosso país começou aqui em Guimarães. Concretamente o nosso espaço tem muito essa carga histórica presente pela muralha que temos cá dentro”, reitera Sofia Alves Pinto.

Os primeiros nove anos da 9 Séculos foram, portanto, “gratificantes”.  “Diariamente damos a conhecer marcas incríveis, artesãos supertalentosos e artistas promissores; quem nos visita pode sempre encontrar obras de arte que poderia encontrar nos melhores museus nacionais”.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: