Ao fim de 16 anos, Guimarães volta a agitar-se ao ritmo da Semana da Dança
Um dos primeiros passos para Guimarães se envolver com a dança contemporânea, numa relação que iria trazer ao mundo o GUIdance, deu-se em 1994, com a implementação da Semana da Dança. Interrompido em 2006, a iniciativa está de regresso neste ano, desenrolando-se entre 06 e 16 de abril.
Marcado para 13 de abril, o espetáculo preparado pelo Quorum Ballet, companhia liderada pelo coreógrafo Daniel Cardoso, promete ser o ponto alto da Semana da Dança. A coreografia vai contar com 15 bailarinos selecionados a partir de uma open call em curso desde 27 de janeiro até à próxima quinta-feira. Daniel Cardoso é diretor artístico do Quorum Ballet desde 2005, após uma passagem como bolseiro pelo Centro de Dança Contemporânea Martha Graham, em Nova Iorque.
A Semana da Dança de Guimarães é promovida pela Associação de Dança de Guimarães, com o apoio do Município de Guimarães, da Academia de Bailado de Guimarães, do Museu de Alberto Sampaio e da cooperativa A Oficina, lê-se no regulamento da iniciativa. O projeto é financiado pelo programa Garantir Cultura/Fundo de Fomento Cultural.