skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Agrupamento Santos Simões nas ruas a defender a sustentabilidade

Tiago Mendes Dias
Educação \ segunda-feira, abril 22, 2024
© Direitos reservados
Das escolas do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, de tarjas nas mãos, cerca de um milhar de alunos destaca esse tema no Dia Mundial da Terra.

Espraiados por grupos em frente ao Palácio da Justiça de Guimarães, em torno da imagem da Condessa Mumadona, os alunos do Agrupamento de Escolas Santos Simões seguram tarjas várias – “salvem os oceanos” ou “protect our planet” [em português, “protejam o nosso planeta”]. Aos poucos, as várias crianças daquele agrupamento que serve a área leste da cidade e o sudeste do concelho organizaram-se em filas de dois a dois para exporem as suas reivindicações pelas principais artérias da cidade-berço: a sustentabilidade é o tema da segunda marcha da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

“Optámos por nos centrar no domínio da sustentabilidade, mas no seu todo, não só em termos ambientais. Também estamos a falar da sustentabilidade socioeconómica”, frisa Marco Mendes, professor naquele agrupamento há sete anos e coordenador da estratégia para a cidadania e desenvolvimento do agrupamento.

Depois da primeira marcha no ano letivo 2021/22, relativa aos direitos humanos, também realizada na primavera, apesar de o dia internacional se assinalar em 10 de dezembro, e de, no ano passado, não se ter realizado qualquer marcha, devido às condições climatéricas então sentidas, o Agrupamento de Escolas Santos Simões promoveu nesta segunda-feira a segunda marcha, precisamente no Dia Mundial da Terra.

O docente de biologia e geologia referiu ainda que a marcha se articula com a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, ainda para mais quando o agrupamento tem como patrono um homem, Joaquim Santos Simões, que foi “proeminente na luta pela democracia e pela liberdade, no concelho e a nível nacional”.

 

Agrupamento de Escolas Santos Simões reunido no Largo Condessa Mumadona

Agrupamento de Escolas Santos Simões reunido no Largo Condessa Mumadona

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83