Teresa Borges, a nova Diretora do Agrupamento Escolas Arq Fernando Távora
Perante uma sala cheia, Teresa Borges deixou uma palavra de apreço e reconhecimento aos seus antecessores e foi buscar a Fernando Pessoa o ponto de partida para assumir este novo desafio, “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”, pois, como acrescentou, a “alma de Educadores é imensa e nela cabem todos os sonhos; cabem todas as famílias, alunos, e os seus projetos de vida”.
A visão de escola da nova diretora passa pela implementação de uma “cultura e identidade escolar que valoriza o aluno, a sua essência e formação e a frescura da juventude; que abraça a diferença e vê na comunidade os seus parceiros, tão importantes neste percurso; que pensa a escola pública como um lugar de valorização, união e crescimento”. Para tal, como acrescentou no seu discurso de tomada de posse, assumirá “o compromisso de garantir práticas pedagógicas responsáveis, rigorosas e eticamente sustentadas, assegurando um serviço público de educação que responda às necessidades e expectativas dos alunos, das famílias, da comunidade.
Deixou o desafio à comunidade educativa para se unir e fazer parte de um projeto coletivo que quer “contribuir para a inclusão de cada um numa escola que é de todos; que quer ajudar cada um dos nossos alunos a ter a autonomia, responsabilidade e assertividade necessárias para a projeção do seu futuro”. Teresa Borges apresentou ainda a equipa que a acompanhará neste mandato para o quadriénio 2026/2030. Assim, o cargo de subdiretora será desempenhado pela Professora Liliana Mendes e como adjuntos contará com o Professor Ismael Alves e a Professora Ana Ataíde. Edmundo Ramos, presidente do Conselho Geral, foi quem deu posse à nova diretora, no final de tarde do dia 6 de fevereiro.
Teresa Borges está consciente dos desafios pedagógicos, organizacionais e sociais que se colocam hoje à escola, mas acredita que “a mudança pode ser uma oportunidade de crescimento, se for construída com confiança, diálogo e sentido de missão”. Finalizou a sua intervenção com uma frase de José Saramago, “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”, que concretiza a sua missão agora assumida: “Hoje, comprometo-me a olhar, ver e reparar nas nossas escolas, em todas as escolas do Agrupamento Fernando Távora, e convido-vos a olharem comigo”.
