skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
03 maio 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

AD enaltece “exemplo de excelência” da USF Moreira de Cónegos

Redação
Política \ sexta-feira, maio 02, 2025
© Direitos reservados
Visita à unidade de saúde inaugurada em novembro de 2024 rendeu elogios de Hugo Soares, cabeça de lista por Braga às Legislativas. Candidato à Câmara, Ricardo Araújo enalteceu prestação de contas.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Moreira de Cónegos é um dos bons exemplos daquilo que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve oferecer, considerou Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo de Braga às Eleições Legislativas de 18 de maio.

Para o quadro do PSD, o equipamento inaugurado em 23 de novembro de 2024, com gabinetes de enfermagem e de consulta, salas de tratamentos, uma sala de amamentação e fraldário, salas de espera para adultos e para o público materno-infantil, instalações para internos e sanitários modernos, fruto de um investimento de 2,27 milhões de euros, financiado em 86% pelo Norte 2020, transmite esperança.

“É um exemplo de excelência daquilo que pode e deve ser o SNS, quer pela qualidade das infraestruturas inauguradas este ano, sob a governação PSD-CDS, quer pelo serviço prestado”, afirmou Hugo Soares.

Acompanhado pelo candidato do PSD à Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, e por vários outros militantes vimaranenses do partido, além do presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, o socialista António Brás, o cabeça de lista por Braga defendeu que o Governo de Luís Montenegro desenvolveu melhorias na saúde em Portugal ao longo dos últimos 11 meses.

"É evidente que cada vez que um português está uma, duas ou três horas numa urgência à espera de uma consulta sente na pele ainda as dificuldades de acesso ao Serviço Nacional de Saúde. Cada vez que um doente tem uma cirurgia que se prolonga mais no tempo ou um português sem médico de família significa que há dificuldades por ultrapassar.  No entanto, atribuímos mais de 150 médicos de família aos portugueses", referiu.

Hugo Soares pediu ainda “reforço de confiança” na AD, lembrando que, no caso de Guimarães, fez avançar a requalificação do Padrão de D. João I, a execução do Campus da Justiça e a requalificação do quartel da GNR de Caldas das Taipas.

Já Ricardo Araújo fez o balanço de 11 meses como deputado na Assembleia da República, a seu ver marcado pelo trabalho em prol de Guimarães e pelas intervenções nas áreas da comunicação social, da cultura, do desporto, da juventude, dos assuntos europeus e da economia, e comparou-o ao de Ricardo Costa, deputado eleito pelo PS que será o próximo candidato rosa à Câmara Municipal.

“Estamos muito à vontade para dizer o que fizemos. Seria bom que o Partido Socialista e o Dr. Ricardo Costa também o fizessem e explicassem o que trouxeram para Guimarães no último ano”, disse.

 

Paulo Lopes Silva diz que AD elogiou obra feita pelo PS

Perante a visita de Hugo Soares a Moreira de Cónegos, o principal candidato vimaranense do PS às Legislativas, número quatro pelo círculo de Braga, realçou que a AD elogiou “obras da governação socialista que apenas inaugurou”, tendo lembrado por exemplo o posto territorial de Lordelo da GNR, obra lançada em 2023, ainda sob o Governo de António Costa, e inaugurado em 20 de março, pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, do Governo da AD. “A diferença entre os nossos projetos fica clara. Um cabeça de lista inaugura, o outro enquanto governante fez”, disse, numa alusão ao cabeça de lista do PS por Braga, precisamente José Luís Carneiro.

Paulo Lopes Silva acusou ainda o Governo da AD de “distribuir o superávit deixado pela governação socialista com propósitos eleitoralistas”, ao inaugurar obras deixadas pelo Governo de António Costa e ao “assinar compromissos em plena campanha, já com a Assembleia da República dissolvida”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #95