A UMinho abre as portas em Guimarães. Mesmo ao lado, há uma festa de robôs
A Universidade do Minho (UMinho) vai voltar a abrir as suas portas nos dias 7, 8 e 9 de abril para dar a conhecer o que de melhor se produz ao nível do ensino, da investigação e da cultura. A UPA – UMinho de Portas Abertas regressa este ano ao formato presencial e irá decorrer no campus de Azurém, em Guimarães.
Esta feira educativa vai permitir a estudantes do secundário, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais uma interação direta com a comunidade desta academia. A visita inaugural da UPA acontece no dia 8 de abril, às 11h00, e irá integrar uma comitiva composta pelo reitor da UMinho, elementos da equipa reitoral e presidentes das Escolas e Institutos da UMinho e ainda presidentes e representantes dos municípios de Braga e Guimarães, parceiros da iniciativa.
“É uma enorme satisfação poder voltar a abrir as portas da UMinho aos estudantes pré-universitários, aos nossos parceiros e à comunidade. Este é um momento muito importante para a nossa academia, porque é o contacto com estes estudantes que nos deixa mais despertos para a necessidade de manter a nossa oferta formativa atualizada, orientada para o mercado e cientificamente atrativa. E é ainda com maior alegria que registamos um número de inscritos tão motivador e a refletir uma diversidade geográfica nacional tão abrangente”, referiu Teresa Ruão, pró-reitora para a Comunicação institucional.
A UPA irá congregar várias atividades das diferentes Unidades Orgânicas da UMinho e pretende dar a conhecer tudo aquilo que envolve a dinâmica da instituição. Ao longo dos três dias os visitantes vão poder interagir com docentes, técnicos, alumni e estudantes das 59 licenciaturas e mestrados integrados da UMinho. Estão planeadas dezenas de iniciativas que proporcionarão três dias intensos com diversas oficinas, percursos pelo campus universitário, laboratórios experimentais e ainda uma feira educativa aberta a todos os que nela queiram participar.
Nesta feira os visitantes terão a oportunidade de conhecer e percorrer os stands das Escolas e Institutos da UMinho e aí obter todas as informações que vão de encontro às suas necessidades e interesses. O objetivo é que possam ficar munidos de toda a informação necessária para a ajuda na escolha da licenciatura onde pretendem dar continuidade aos seus estudos.
Festa de robôs e mobilidade autónoma
“(Des)construir a Enfermagem”, “Espaço 2031”, “A Geologia nos média: verdade ou mito?”, “O Marketing de Serviços”, “À descoberta dos Estudos da Criança”, “Desenho da figura humana”, “Workshop de alemão”, “Em tempo de guerra, não se aplicam normas?” e “Peddy-paper: caminhos das Ciências Sociais”, são algumas das cerca de 40 iniciativas previstas pelas Escolas e Institutos da UMinho ao longo dos três dias da UPA. Algumas das atividades irão decorrer no Auditório Nobre do campus de Azurém e terão transmissão em direto no YouTube da UPA.
Uma das novidades da edição deste ano da UPA é a emissão em direto que a Rádio Universitária do Minho (RUM) fará no local onde se vai realizar a feira educativa. No dia 8 de abril a “universitária” irá transmitir a partir da UPA entre as 11h00 e as 16h00 numa emissão que congregará momentos de entrevista, apresentação de projetos e muita música.
Para além das atividades integradas no programa da UPA, existem eventos paralelos que vão permitir uma maior dinâmica ao campus de Azurém neste dia. Mesmo à saída da estrutura onde decorrerá a feira educativa os participantes da UPA vão poder participar nas demonstrações dos carros de teste da Bosch com tecnologias desenvolvidas em Braga para a mobilidade conectada e autónoma. Os sensores de perceção LiDAR e os sistemas de comunicação entre veículos e a infraestrutura rodoviária serão algumas das tecnologias desenvolvidas no âmbito da parceria UMinho/Bosch a serem apresentadas na atividade promovida pela empresa.
Paralelamente, no Pavilhão Desportivo de Azurém, estará a decorrer a 14ª edição da RoboParty, um evento de três dias “non-stop” que já reconhecido como o sendo o maior na área da robótica educacional em todo o Mundo. A RoboParty, de regresso ao modelo presencial após dois anos de paragem, irá juntar mais de 500 jovens a construir robôs num modelo em que são congregadas iniciativas lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ, de tunas da UMinho, torneios de xadrez, ténis de mesa, lançamentos de basquetebol, entre outras.
A UPA estará com as suas portas abertas no dia 7 de abril das 14h00 às 17h30, no dia 8 de abril das 9h30 às 17h30 e no dia 9 de abril das 10h00 às 13h00.