skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

A Cozinha renova estrela Michelin. Há mais quatro vimaranenses no guia

Bruno José Ferreira
Sociedade \ quarta-feira, fevereiro 28, 2024
© Direitos reservados
Pelo sexto ano consecutivo A Cozinha, do chef António Loureiro, obtém Estrela Michelin. O Norma é Bib Gourmand, e o São Gião, o 34 e o Hool são restaurantes recomendados.

Guimarães continua na rota da alta gastronomia com A Cozinha a renovar a Estrela Michelin que o distingue pelo sexto ano consecutivo como um dos principais restaurantes do país. A conquista de mais uma estrela Michelin foi revelada esta terça-feira, numa gala que pela vez se realizou em Portugal dedicada exclusivamente à sua cozinha.

De um total de 39 restaurantes em todo o país com Estrela Michelin, dos quais tê duas estrelas, A Cozinha, do chef António Loureiro, é um dos 31 restaurantes nacionais com uma Estrela Michelin.

“Estamos extraordinariamente felizes e orgulhosos pela renovação da Estrela Michelin. Um reconhecimento pelo nosso trabalho. Obrigado, equipa. Agradeço a todos os que de todas as formas participam neste projeto, dia após dia, com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e paixão. Agradeço a todos os que nos visitaram, aos nossos fornecedores e produtores Cozinha Km zero, a todos os que contribuem direta e indiretamente. Hoje é um dia de celebração pela renovação da estrela Michelin que tanto nos orgulha. Queremos continuar a surpreender quem nos visita. Queremos continuar com paixão, dedicação e entusiasmo este caminho que traçamos”, escreveu António Loureiro nas redes sociais.

Criado em 2016, no recanto de uma das vielas do Centro Histórico de Guimarães, A Cozinha recebeu a primeira Estrela Michelin em 2019 e, de lá para cá, tem vindo a renovar esse galardão. Veja a reportagem realizada  em 2021 com o chef António Loureiro:

 

Norma é Bib Gourmand, e há mais três recomendados

Mas há mais em Guimarães para saborear que entra no famoso guia dos restaurantes. Uma das principais é o Restaurante Norma, na Rua Dr. José Sampaio, que obteve o título de Bib Gourmand, restaurantes conhecidos pela qualidade / preço. No Guia Michelin o Restaurante Norma é descrito como “o regresso a casa do chef Hugo Alves, que após trabalhar em inúmeros restaurantes de renome decidiu iniciar um projeto da sua autoria, na sua própria cidade”, propondo “uma cozinha criativa baseada nos sabores portugueses que pode descobrir tanto à la carte como através de um menu de degusta”. Ao todo são 96 os restaurantes Bib Gourmand em Portugal.

Para lá do destaque destes dois restaurantes, há mais três recomendados em Guimarães. O Restaurante 34, no Toural, o Restaurante São Gião, em Moreira de Cónegos e também o Restaurante Hool, no Largo da Oliveira.

De resto, Guimarães destaca-se no Minho no que ao Guia Michelin diz respeito. Num total de 14 restaurantes Guimarães é o único concelho do distrito com estrela, tendo um total de cinco restaurantes no guia. Viana do Castelo tem três, Braga e Ponte de Lima tem dois, enquanto que Famalicão e Barcelos têm um cada.

Na sua edição em papel o Jornal de Guimarães publica mensalmente uma receita do chef António Loureiro, podendo as mesmas ser consultadas online no nosso site.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: