skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
10 setembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

5.ª Bienal de Ilustração de Guimarães reúne 94 artistas até dezembro

Sofia Rodrigues
Cultura \ terça-feira, setembro 09, 2025
© Direitos reservados
A 5.ª Bienal de Ilustração de Guimarães decorre de 25 de outubro a 31 de dezembro, com 191 obras de 94 ilustradores e a atribuição do Prémio Carreira à reconhecida artista Cristina Sampaio.

A 5.ª Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) vai decorrer entre 25 de outubro e 31 de dezembro, reunindo 191 obras de 94 ilustradores nacionais e internacionais. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pela cooperativa MOTOR – Produção Cultural, reforça, segundo a organização, a sua missão de “divulgação e promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas”.

Entre os artistas selecionados para o Prémio Nacional BIG 2025 estão nomes consagrados da ilustração, como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Filipe Abranches, Gonçalo Viana, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Mantraste, Maria João Worm, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Tiago Galo e Yara Kono.

A bienal dá igualmente destaque à nova geração de ilustradores, com a presença de artistas como Ana Biscaia, Ana Ventura, Bernardo Bagulho, Bruno Ferraz, Carolina Celas, Cátia Vidinhas, Fedra Santos, Isabel Baraona, Joana Rosa Bragança, João Maio Pinto, Laura Coutinho, Maria Remédio, Mariana Rio, Marta Madureira, Marta Nunes, Patrícia Peixoto Duarte, Rachel Caiano, Raquel Costa, Renata Bueno, Rodrigo Canhão, Rui Vitorino Santos, Sebastião Peixoto e Sofia Murteira.

No total, serão atribuídos sete prémios, no valor global de 8.500 euros. O Grande Prémio BIG, de 5.000 euros, distingue a melhor obra a concurso. Serão ainda entregues o Prémio BIG Revelação, no valor de 1.000 euros, e cinco Prémios BIG Aquisição, de 500 euros cada.

O Prémio Carreira BIG 2025 será atribuído a Cristina Sampaio, ilustradora com uma obra reconhecida internacionalmente. Iniciando a carreira em 1986, o seu trabalho abrange a ilustração infantil, cartoon, animação, multimédia e cenografia, com colaborações em publicações como Público, Expresso, The New York Times, The Boston Globe, Die Presse e Courrier International. O galardão, no valor de 10.000 euros, será acompanhado de uma exposição retrospetiva, intitulada Cristina Sampaio – A linha clara, patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).

A programação da BIG 2025 inclui ainda outras mostras, sendo que no Palácio Vila Flor (CCVF) estarão expostos os trabalhos a concurso no Prémio Nacional BIG; no Palacete de São Tiago será inaugurada a exposição Ilda David – Amor de Perdição; na Sociedade Martins Sarmento estará patente a mostra Mão de ferro, luva de seda, em parceria com o Museu de Cinema de Melgaço Jean-Loup Passek; e no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, a ilustradora Madalena Matoso apresentará a exposição Vai e brinca!.

O evento contará ainda com o ciclo de palestras "A Teia da Ilustração", destinado a alunos, artistas e público em geral, com curadoria do artista plástico Tiago Manuel. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

A BIG é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com organização da cooperativa MOTOR - Produção Cultural. A direção artística está a cargo do artista plástico Tiago Manuel, enquanto a direção técnica é de Rui Bandeira Ramos.

 

Imagem:@BIG_MMadalenamatoso

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124