Associação “Os 20 Arautos” volta a assinalar Restauração da Independência
Guimarães vai assinalar de novo a efeméride da Restauração da Independência de Portugal, proclamada em 01 de dezembro de 1640, num programa organizado pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques” com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
O programa comemorativo arranca nesta quinta-feira à noite, com uma receção aos participantes marcada para as 22h00, seguida pelo hastear das bandeiras na sede do Grupo Recreativo. Às 22h45, está previsto o início de um desfile pelas ruas do centro histórico, onde será entoado o Hino da Restauração, culminando por volta da meia-noite. Posteriormente, às 00h30, todos os participantes serão convidados para uma ceia na sede dos 20 Arautos.
O trajeto do desfile abrange a Rua da Rainha D. Maria II, Largo Condessa do Juncal, Viela da Arrochela e finalizará na Rua Gravador Molarinho, sede do Grupo Cultural e Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”. O programa inclui a deposição de uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques, momentos musicais com a atuação de OSMUSIKÉ, a interpretação do Hino de Portugal e uma intervenção política.
Esta iniciativa é organizada pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”, contando com o apoio do Município de Guimarães, do Conservatório de Guimarães, da União de Freguesias de Oliveira, S. Paio e S. Sebastião, assim como do Paço dos Duques de Bragança.