Guimarães em Debate #83 | Pedonalização no Toural e obras nas Taipas
A pedonalização da faixa de rodagem entre a parte norte da Alameda de São Dâmaso e a Rua de Santo António, cuja apresentação do estudo prévio foi já adiada por duas vezes, é um dos temas discutidos pelo painel do Guimarães em Debate, moderado por António Magalhães.
A partir de tópicos como a mobilidade e animação do espaço público, da participação pública na cidade e da vida na cidade no decurso das obras, Vítor Oliveira lembra as posições da Associação Vimaranense de Hotelaria e da Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, antes de referir que a experiência de três meses em Vila Nova de Cerveira levou os comerciantes a pedir o encerramento do trânsito.
Já Mariana Silva vincou que é preciso ouvir e informar os comerciantes, mas também implementar medidas se se quer seguir um rumo de descarbonização e sustentabilidade. Carlos Caneja Amorim defende a pedonalização e lamenta que seja preciso intervir de novo numa área que foi requalificada há uma década, não se tendo pensado nisso antes.
Quanto à requalificação do centro das Taipas, em curso desde 20 de outubro de 2020, Carlos Caneja Amorim lamenta a forma como as obras se estão a desenrolar, pedindo que haja uma ideia do que se quer da vila termal, Mariana Silva questiona o facto de só se detetar agora as alterações nas redes de baixa tensão e de comunicações e Vítor Oliveira lembra que o caderno de encargos estava elaborado antes da pandemia, não vendo razão para uma extensão de três anos na intervenção.
O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.