Guimarães em Debate #75
O estado das Gualterianas, festas criadas no início do século XX, é um dos temas de mais uma sessão do Guimarães em Debate. O painel constituído por Vítor Oliveira, Carlos Caneja Amorim e Mariana Silva discutiu sobre a eventual necessidade de dar às festas uma nova roupagem, sobre a circunstância de haver ou não vergonha de que as Gualterianas sejam umas festas de cariz popular e sobre a gestão do calendário cultural de verão em Guimarães.
Debateu-se também a falta de eventos direcionados para as massas em julho e também em agosto, mês tradicionalmente mais parado depois das Gualterianas. A falta de voluntários para os números das festas e a localização das diversões foram também mencionadas.
A transferência de competências para os municípios, em áreas como as da educação e as da saúde, levou o painel a comparar a visão regionalista e dos municípios sobre este processo e a do Estado. O financiamento às autarquias foi tópico novamente mencionado.
O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 21h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.