Guimarães em Debate #31
#31 - Carlos Caneja Amorim, Mariana Silva e Francisco Teixeira reconheceram os méritos deste projeto de “democracia direta” que permite aos cidadãos escolherem o que pretendem implementar no seu território.
As críticas ou receios quanto ao processo dominaram também essas intervenções, nomeadamente quanto à possibilidade de subversão eleitoral e à “arregimentação” de eleitores para determinados projetos. Destacaram ainda o facto de alguns projetos não terem sido até ao momento concretizados o que leva à desmotivação por todo o processo.
António Magalhães, o moderador do programa, lançou o segundo tema que marcou a agenda recente: a greve dos trabalhadores das cantinas escolares de Guimarães.
Não foram parcos nas críticas à situação em que vivem estes trabalhadores. Mariana Silva realçou que existem trabalhadores que há mais de vinte anos estão na situação de precariedade quanto ao emprego e que a Câmara não pode “lavar as mãos sobre o assunto”, ponto que foi reforçado por Carlos Caneja Amorim.
Francisco Teixeira questionou até que ponto a Câmara poderá atuar nestas situações contratuais.
Com moderação de António Magalhães reúne-se semanalmente à sexta-feira o Guimarães em Debate que pode ser visto e ouvido nas redes sociais do Jornal de Guimarães, no Spotify, Apple Podcast e Google Podcast.